Acesso do fosso no exterior

elevador no exterior

A exploração de um edifício pode exigir um acesso do elevador no exterior.

 

As portas do elevador (portas deslizantes automáticas) não são termicamente isolados devido à construção, às prescrições e à sequência de movimento e não é estanque. Através das fendas entra ar exterior e humidade (chuva, água de arrastamento, neve) no fosso, através do qual pode ocorrer a formação de água de condensação e de corrosão. No inverno existe o perigo de congelamento do limiar da porta, o que pode causar avarias.

 

Portas de elevador no exterior oferecem um ponto fraco relativamente à segurança do edifício. Sem medidas preventivas especiais para o fecho da porta do fosso, esta pode ser facilmente aberta e entrar no edifício.

 

A solução oferece halls de entrada adequados com portas de proteção térmica.

Os toldos afastam a chuva, mas apenas ajudam condicionalmente contra a chuva torrencial e a queda de neve. Uma porta de acesso estanque e montada imediatamente diante da porta do fosso pode apresentar uma solução de economia de espaço e evita a admissão de ar exterior frio (compar. regulamento relativo à proteção térmica), assim como a chuva torrencial e a neve.

 

Para evitar que exista um perigo entre a porta do elevador e as portas superiores, devem ser cumpridas determinadas condições:

  • Largura de fenda no espaço intermédio < 10 cm. Para garantir que nenhuma pessoa pode ficar presa.
  • Supervisão de um espaço intermédio, no qual as pessoas poderiam permanecer (por ex. através de barreiras fotoelétricas). Se esta barreira fotoelétrica for interrompida, a porta do elevador não fecha.
  • Em caso de um hall de entrada, deve ser assegurado que o elevador pode ser chamado novamente ou que a porta externa possa ser aberta a partir do interior em qualquer momento.

 

Os elementos de comando e de indicação encontram-se dentro da porta de acesso e podem ser produzidos na versão protegida contra salpicos de água.

voltar à vista geral