Vigilante do elevador e serviço de vigilância do elevador

Âmbito das funções de um vigilante do elevador

Deveres e funções do/da vigilante de um elevador

No regulamento sobre sistemas de elevadores (Regulamento relativo a elevadores - AufzV) § 20 estão apresentados os deveres e as funções de um vigilante do elevador:

(1) Quem opera um sistema de elevador, no qual são transportadas pessoas, deve, no mínimo, solicitar um vigilante do elevador e instruir o mesmo,

  1. a vigiar o sistema,
  2. comunicar as falhas que ocorram no sistema a determinadas pessoas,
  3. impedir a continuidade de utilização do sistema, se forem colocados em risco pessoas encarregadas da reparação de falhas ou terceiros,
  4. a intervir, se ficarem presas pessoas na cabina do elevador devido a avarias operacionais.

Deve garantir que um vigilante do elevador está contactável a qualquer momento, enquanto o sistema estiver disponível para utilização.

(2) Apenas pode ser designado vigilante do elevador quem tiver completado 18 anos de idade e comprovado a sua competência para as suas funções num exame efetuado pelo perito. Os certificados dos exames devem ser conservados no local de operação do sistema.

(3) A autoridade fiscalizadora pode ordenar que, um vigilante do elevador que não possua a competência necessária ou que infrinja repetidamente as prescrições deste regulamento ou que de outra forma se tenha mostrado como não fiável, não continue a exercer as funções de vigilante do elevador.

Serviço de vigilância do elevador

No contrato de assistência relativo a serviços de vigilância de elevadores, os deveres legais do proprietário como, por ex., as inspeções regulares, eventual libertação de pessoas por pessoal formado, etc., são transmitidos a um fabricante de elevadores, caso não se encontre continuamente um porteiro no local.

A monitorização de elevadores ocorre com aparelhos adicionais eletrónicos, que transmitem os dados a um centro de operações. Caso seja detetado um erro de sistema ou uma avaria, o centro de operações envia um instalador especializado para a resolução do erro no sistema de elevador.

O serviço de vigilância do elevador é acordado entre o proprietário e o fabricante de elevadores.

voltar à vista geral